(ړײ :::..Cântico:::..De..:::Ana..::: (ړײ:::..Blog Evangélico..:::: O Nome do Blog...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Nome do Blog...

Olá, a Paz do Senhor.

Como prometido, falarei neste post o porquê do nome Cântico de Ana, desculpe ter me ausentado, tive alguns contratempos.

Antes de tudo quem foi Ana?

Ana foi uma serva do Senhor, que viveu na época dos Juízes em Israel, seu nome significa graciosa / cheia de graça, determinada.
Era mulher de Elcana (cujo nome hebreu significa Deus criou) ele tinha uma segunda mulher chamada Penina, de acordo com a Lei da época a poligamia era tolerada, pois era uma maneira de obter mão-de-obra na família e assegurar a descendência, ter muitos filhos também era sinônimo de benção e boa posição social, entretanto uma mulher que não podia ter filhos era sinônimo de maldição e desprezo, pois uma mulher sem filhos jamais seria a mãe ou a avó do prometido Messias e nessa época a responsabilidade de não haver crianças era atribuída a mulher e era uma das causas por haver divórcios, porém apesar de Ana ser estéril, Elcana a amava muitíssimo, mas Penina aproveita-se da esterilidade para provocá-la, o que a entristecia profundamente.

Percebemos até aqui que a vida de Ana, a nosso ver era penosa, pois não só não podia ter filhos, como tinha que dividir seu marido e ainda ser provocada por sua rival.
Ana Suportou fiel ao Senhor uma rival dentro de sua própria casa e Penina por estar tão próxima podia feri-la com mais intensidade, pois sabia o que mais a magoava.

Elcana como bom servo, subia todo ano à Siló (centro religioso da época e local do tabernáculo) para adorar e sacrificar ao Senhor, sendo que no dia em que sacrificava dava ele porções a Penina e seus filhos, mas à Ana, mesmo que não pudesse dar-lhe filhos, dava uma parte maior como forma de recompensá-la, fazê-la esquecer este feito e por ama-la muito,  com isso sempre que Ana subia à casa do Senhor, mesmo não sendo obrigada a ir, fazendo por tamanha fé e devoção, a outra a irritava excessivamente ao que a fazia chorar e não comer.
Ana estava ciente do amor de seu marido por ela, mas seu encorajamento não podia confortá-la, pois não conseguia esquecer as provocações de Penina, entretanto apesar de tudo, ao invés de responder a altura Ana buscou a presença do Senhor, após comer tomou uma atitude levantou-se e foi ao Templo orar.

Ela aproveitou sua comunhão com Deus para expor seu problema e com amargura de alma orou ao SENHOR e fez-Lhe um voto, dizendo que se Ele atentasse para sua aflição e dela se lembrasse e lhe desse um filho, ao SENHOR o daria todos os dias de sua vida (que benção).
E assim ficou por longo tempo, orando e chorando, porém Eli (o sacerdote) ao vê-la naquela situação pensou que estivesse embriagada e foi repreende-la, mas Ana com mansidão, apesar da “humilhação” que estava passando (se vista através de nossos olhos), respondeu-lhe com respeito dizendo que não era uma mulher embriagada, mas aflita, então “respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste”.

E seguiu seu caminho e comeu e seu semblante já não era triste. Podemos atribuir a essa mudança algo muito importante que deveria ser aplicado por todos nós, Ana mudou porque após orar resolveu deixar seus problemas nas mãos do Senhor e confiar no Seu agir, ela experimentou verdadeiramente a paz de Deus, e assim após algum tempo Deus respondeu sua oração dando-lhe um filho cujo nome era Samuel (ouvido por Deus) e como prometido Ana “devolveu” na mesma proporção o “presente” que o Senhor lhe havia dado.

                                    

O Cântico de Ana
(I Samuel 2:1-11)
Em seu cântico Ana se alegrou e louvou ao Senhor por atender sua oração, suas palavras de louvor podem ser vistas como testemunho pessoal e profunda fé ao Deus vivo.
Ela começa seu louvor alegrando-se em Deus por ter-lhe concedido um filho, estava de cabeça erguida, consciente de seu fortalecimento por Ele. Este cântico é,  na verdade, um salmo em que ela louva a Deus por tudo que Ele faz, especialmente aos que são fiéis.
            O tema de sua oração (seu cântico) é a confiança e gratidão ao Senhor, pois tudo que temos é empréstimo dEle e Ele é fiel para exaltar o abatido e humilhar o soberbo, Ele é quem avalia nosso desempenho e nossas promessas.

Podemos então ver através de sua história, que Ana desde o início foi escolhida e aprovada por Deus para gerar Samuel, Ele podia ter usado Penina, já que esta tinha mais possibilidade de ter filhos, entretanto Deus quer e procura pessoas puras de coração para fazer sua obra e Penina não se enquadrava nessa característica, pois era uma mulher arrogante que se engrandecia pelo que tinha e humilhava aos que julgava inferior.
Através da esterilidade de Ana podemos ver que mesmo sendo servo do Senhor e procurando ser fiel, passamos por lutas que o próprio Deus nos permite passar e Ele só permite que passemos por esses momentos para que possamos amadurecer, vencer e “gerar” milagres.
Deus estava com Ana e em sua oração ao pedir um filho fez um voto a Deus (1SM 1:11), claro que este voto não seria fácil para se cumprir, mas certamente Deus estava trabalhando em seu coração para que quisesse algo mais preciso que apenas um filho, Ana queria ter um filho varão e por esse sonho e esse voto cumprido ela fez a diferença naquela época, pois Samuel teve três papeis distintos, serviu como sacerdote, foi reconhecido como o último juíz de Israel e com isso lidava com decisões e disputas judiciais e foi o primeiro profeta, ele foi um profeta diferenciado.
Certa vez ouvi uma mensagem muito interessante que me levou a questionar o seguinte, atualmente ainda existem “Peninas”, quem são elas?
São aqueles que se levantam pra nos criticar, aqueles que não suportam ver nossa felicidade e fazem de tudo para nos entristecer, nos colocar pra baixo, colocar defeito em tudo que fazemos, porém o que essas “Peninas” não sabem é que de certa forma são usados por Deus para nos incomodar, para que assim não fiquemos acomodados, estacionados, mas diante dessa situação, dessa aflição procuramos a face de Deus, oramos e buscamos o milagre para nossa vida.
Vendo por esta perspectiva, temos então duas escolhas diante das atitudes dessas “Peninas”, aceitar o que dizem abaixar a cabeça e deixar que as provocações tomem conta de nós e desistirmos dos nossos sonhos ou nos erguer para mostrar que o nosso Deus é o Deus todo poderoso e fiel para com aqueles que nEle crêem.
Temos uma visão limitada, mas se seguirmos o exemplo de Ana, em meio a dor e a angustia conseguiremos enxergar a grandeza do nosso Deus.
Ana orou e Deus foi fiel para cumprir o desejo de seu coração, nosso Deus não mudou, o sonho de Deus está em nós assim como esteve dentro de Ana e ele era maior que ela poderia imaginar, assim temos a responsabilidade de fazermos a diferença também no nosso tempo.

           
Alguns princípios básicos para nossa vida:
ü  Orar com sinceridade:
Ana orou com total entrega ao Senhor, derramou todo o seu Ser diante de Deus.

ü  Orar sem pressa:
Ana orou sem pressa, falou tudo o que gostaria sem tempo determinado, sem restrições.

ü  Ter a Deus como nosso amigo:
Ana falou com Deus expondo a Ele tudo o que a estava afligindo, tirando sua paz.

ü  Adorar:
Ana era uma adoradora, uma mulher de oração, amava ao Senhor e foi obediente.

ü  Ter fé:
Ana possuía uma fé tão grande que prometeu a Deus seu filho, antes de tê-lo concebido.

ü  Ser manso:
Ana possuía uma mansidão admirável, pois apesar de todas as provocações não brigou, não discutiu, mas buscou ao Senhor.

üTer respeito:
Mesmo passando por uma humilhação pelo próprio sacerdote, Ana soube responde-lo com respeito.

ü  Ter compromisso:
Ana mostrou-se disposta a cumprir um compromisso que havia feito com Deus e isso foi tão agradável que deu a ela o que havia pedido.

ü  Oferecer nosso melhor:
Ana ofereceu seu melhor ao Senhor (Todo o que tinha).

ü  Pedir sem egoísmo:
O pedido de Ana com certeza era para favorecê-la, para alegrar seu coração e dar-lhe paz, entretanto ela o entregou ao Senhor na mesma proporção que lhe foi dado, então ela não só pediu como também deu algo ao Senhor.

ü  Fazermos a diferença:
Ana teve grande contribuição para a história, fez a diferença em sua época.

DEUS TINHA PLANOS PARA SAMUEL ANTES MESMO QUE ELE NASCESSE ASSIM COMO O TEM PARA NOS, PRECISAMOS SABER OUVIR SUA VOZ.


Oração
Deus meu todo poderoso, digno de toda honra e toda glória, Deus altíssimo mais uma vez estou aqui para agradecer por mais uma oportunidade de Te adorar, Senhor e venhamos a seguir o exemplo de Ana, que possamos ser humildes de coração e buscar tua presença a cada dia, que possamos oferecer nosso melhor a Ti e termos mansidão, que nos momentos de grande aflição possamos ouvir sua voz e sentir a paz por saber que Tu és conosco e nos ouve.
Deus em nome do teu filho Jesus abençoe a cada leitor para que possa fazer a diferença nos nossos dias.
Para honra e glória do Teu Santo Nome, que seja feita a Sua vontade.
Amém.



“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6:3), pois “O caminho do justo é como a luz da aurora: vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito…” (Pv. 4:18) “Este é o caminho: andai por ele…” (Jr. 6:16).

Bjm

Deus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão". (Marcos 13:31)